Uma grande dúvida que tive, pois quando o Lucas tinha 1 mês só queria dormir de bruços e por causa das recomendações da OMS eu não conseguia dormir a noite toda, porque ele não queria dormir de barriga pra cima e porque se deixasse ele dormir de bruços ficava com medo dele engasgar e eu não ouvir.
Então cheguei no pediatra pedindo ajuda e eis o que ele me disse: "deixa ele dormir do jeito que quiser mãe", eu perguntei se não teria problema e ele me disse que como opinião pessoal achava que a pesquisa que interligou o mal súbita com dormir de bruços foi feita em outro continente e se mostrou muito falha, já que não se levou em consideração que as crianças que infelizmente sofreram isso já haviam demonstrado problemas cardíacos/respiratórios. Além do que por morarmos em um país tropical, não temos que cobrir os bebês com diversos cobertores, e que esse fato por si só já evita o sufocamento. A recomendação mundial até 5 anos atrás era da criança dormir de lado pra evitar engasgamento, há 4 anos mudaram pra dormir de barriga pra cima com a cabeça elevada já que mesmo que ele regurgite, o bebê coloca a cabeça de lado. Com base nisso ele disse que há 30 anos atrás o bebê podia dormir como melhor achasse e que em quase 40 anos na profissão nunca viu um caso de mal súbito com nenhum paciente.
Enfim, comecei a me sentir mais segura em deixar o Lucas de bruços (como precaução colocava a cabeça dele em cima de um travesseiro anti-sufocante (aqueles com vários furos) mas raparei que mesmo tão pequeno ele virava a cabeça sempre que queria, e no mês seguinte ele aprendeu a dormir de barriga pra cima sem reclamar, porém não gosta do travesseiro (até hoje) e sempre deu um jeito de escorregar dele.
Vi que o que serve pra um nem sempre serve pra todos, o Lucas é muito diferente do Luan, e como um ser individual que é tem gostos diferentes em fases diferentes, acho que ele se sentia mais seguro de bruços, era um mundo novo pra ele então dei o tempo que ele precisou para se acostumar com o nosso mundo e no final deu sempre tudo certo.
OBS: posto minhas experiências pessoais e acredito que como mães que nascem no mesmo dia que eles, fazemos o que achamos melhor, e conforme nos sentimos seguras de fazer independente de opiniões alheias, portanto não é uma recomendação e sim uma experiência compartilhada.
Sou uma mãe que como a maioria, vive cheia de neuroses sobre esse complexo mundo da maternidade, então pensei: porque não compartilhar tudo que fico matutando? Vou postar tudo que descobri/vivi na gestação e também o dia a dia de novidades, dúvidas e felicidades que tenho ao lado dos meus filhos Luan e Lucas!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Tentando engravidar
Depois de vários meses sem postar nada por aqui, resolvi voltar a ativa. Tenho trabalhado bastante e tido pouco tempo pro blog, mas como sem...
-
Vamos falar um pouco de nós nesse período pós parto. Uma coisa que me deixava doente era alguém perguntar se tinha mais um na barriga (minha...
-
Bom, apesar de super apoiar o parto natural, eu só posso falar daquilo que vivi não é mesmo?! E no meu caso são duas cesarianas. Eu tenho ...
-
Esse texto é para as mamães de primeira viagem que terão muitas dúvidas de como cuidar do bebê, algumas se sentem incapazes de fazer isso so...
Nenhum comentário:
Postar um comentário