A HIGIENE DO BEBÊ
Fraldas
É importante trocar a fralda do bebê várias vezes ao dia, porque o acúmulo da urina e a presença das bactérias nas fezes podem irritar a pele e provocar assaduras. Antes da troca prepare todo o material que irá usar para não ter que deixar o bebê sozinho ao se deslocar, como: fraldas (para o caso do bebê fazer xixi ou cocô durante a troca - sim, isso é comum), o algodão e água morna, ou se preferir, lenços umedecidos sem álcool nem perfume (para não irritar a pele delicadíssima do neném), um pano para deixar em cima da região genital do menino (para que o esguicho de xixi não acerte em você - também acontece muito), creme anti-assaduras, uma lixeira com saco plástico dentro e o trocador.
A área coberta pelas fraldas deve ser bem limpa com algodão ou lenço, no caso das meninas, tenha um cuidado especial e limpe a área genital sempre da vulva em direção à região anal. Depois de bem limpo, passe a pomada em toda a área que ficará protegida pela fralda e ao fechar certifique-se de que não esteja apertando o abdômen do bebê. Algumas fraldas contém um pó perfumado que pode irritar a pele do bebê, então fique atenta se houver vermelhidão.
Tempo para troca:
A regra geral é fazer a troca a cada mamada, antes ou depois dela, dependendo do que funcionar melhor para vocês, e sempre que o bebê tiver feito cocô. Se seu filho for daqueles que regurgita bastante, ou tiver refluxo gastroesofágico, procure não trocar a fralda logo depois da mamada, porque toda a movimentação pode aumentar a regurgitação. Nesse caso, capriche na pomada anti-assadura e espere mais um pouco para trocá-lo, mesmo que ele tenha feito cocô.
O esquema de troca a toda mamada não vale para a noite, porque é melhor deixar o bebê dormir (a menos que fralda tenha vazado e a roupa esteja molhada, ou que ele tenha feito cocô e estiver com a pele irritada).
Os bebês fazem cocô várias vezes por dia, e fazem xixi de hora em hora, ou em intervalos de no máximo três horas. Nem toda criança reclama quando está molhada, por isso não espere o bebê se queixar para trocá-lo. As fraldas descartáveis costumam absorver bem a umidade, por isso é difícil avaliar se elas estão cheias de xixi ou não. Experimente colocar o dedo (limpo) dentro da fralda mais ou menos a cada duas horas, para ver se ela não está molhada demais. Ou sinta se a fralda parece "pesada".
Umbigo
Limpe com o cotonete em volta de toda base |
No começo é bem feio, mas depois fica bonitinho não se preocupe! |
Durante o banho não pense em deixar o bebê um segundo sequer sozinho. Não delegue essa tarefa a uma outra criança. O banho pode ser dado na bacia ou na banheirinha. Os primeiros banhos em casa não precisam ser demorados. Basta que o recém-nascido fique na banheira tempo suficiente para tirar a sujeirinha e a pele descamada que se acumula no corpo.
Muitos pais têm a oportunidade de acompanhar o banho do bebê na maternidade recebendo orientação dos enfermeiros. Essa demonstração deixa os pais mais seguros e confiantes para dar o banho em casa.
ATENÇÃO! Antes de prosseguir certifique-se de você verificou a temperatura ideal da água para o banho do bebê (que seria de 37° ou a temperatura do próprio corpo).
Depois de organizar o espaço e deixar tudo o que vai necessitar ao seu alcance, tire as roupinhas do pequenino, deixando apenas a fralda, e envolva-o em uma toalha prendendo delicadamente seus bracinhos. Se ele ficar muito solto, vai se sentir desprotegido e a tendência é que chore mais. Incline a cabeça dele sobre a banheira e lave a cabeça e o rosto sem colocá-lo dentro da água. Não use nenhum sabão na face, apenas água limpa. Passe a mão delicadamente nos olhinhos para tirar toda a sujeira. Finalize essa etapa secando a cabeça e o rostinho.
Retire a fralda do bebê e, antes de colocá-lo na banheira, limpe bem o seu bumbum com algodão umedecido para não sujar a água do banho. Para lavar o corpinho, o bebê deve ficar imerso na água e virado de frente. Comece a limpar com água e sabão neutro, o peito, a barriga, as perninhas, o umbigo e os bracinhos. Depois de ensaboar levemente, vá jogando pequenas porções de água. Vire a criança de costas e repita o mesmo processo na parte de trás. Não esfregue o sabonete diretamente na pele do bebê.
Algumas regiões do corpo do recém-nascido precisam de atenção especial durante o banho, como as partes que ficam em contato com a fralda, os genitais, as mãos, os pés. É verdade que nos primeiros dias de vida, o bebê não se suja muito, mas alguns cantinhos do seu corpo acumulam sujeira e o felpo da roupa. Portanto, não esqueça de lavar bem as dobrinhas, as axilas, o pescoço, entre os dedos e a parte de trás da orelha. Em todos os banhos a faxina precisa ser completa.
Se tiverem mais dúvidas e quiserem ver no vídeo, vou colocar os links do primeiro banho do meu filho abaixo, assim acho mais fácil (não consegui postar pois ia carregar muito a página):
http://www.youtube.com/watch?v=DgK3prwg3IU
http://www.youtube.com/watch?v=Sr9s3GCPNCE
Se tiverem mais dúvidas e quiserem ver no vídeo, vou colocar os links do primeiro banho do meu filho abaixo, assim acho mais fácil (não consegui postar pois ia carregar muito a página):
http://www.youtube.com/watch?v=DgK3prwg3IU
http://www.youtube.com/watch?v=Sr9s3GCPNCE
Então é isso pessoal, não é tão difícil e por mais frágeis que eles se pareçam não vão se quebrar, com o tempo vocês vão pegando a prática, qualquer dúvida só perguntarem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário