sexta-feira, 9 de agosto de 2013

A importância do pai no parto

Nos dias de hoje o papel do pai durante a gestação e no momento do parto, tem sido de fundamental importância para a mulher. É essencial a presença do pai durante as consultas médicas do pré-natal, nos exames de rotina e também na hora do parto, seja o parto normal ou cesariana. Antes o parto era visto como um momento muito particular entre mãe e bebê. Agora passa a ser um momento único para a mãe, o pai e o bebê.

O acompanhar do desenvolvimento da gestação une mais o casal, e transmite maior confiança à mãe, que normalmente na fase gestacional está mais insegura e sensível.  A participação do pai no momento do parto encoraja a mãe e faz com que o pai de fato tenha uma visão mais realista do que é o universo feminino, seus medos, suas dores, suas dificuldades, etc, podendo até aumentar a própria sensibilidade dele, unindo mais o casal. 

Este vídeo representa para mim, o quão importante é a participação do pai no trabalho de parto, dando alívio para sua mulher com massagens durante as contrações, dizendo que tudo vai dar certo, que ela está sendo forte e maravilhosa, fazendo realmente o papel de protetor da família e a ajudando ela a se manter firme em sua escolha:

Desde abril de 2005, através da Lei Federal nº 11.108, mais conhecida como a Lei do Acompanhante, todos os serviços de saúde do Sistema Único de Saúde, da rede própria ou conveniada, são obrigados a permitir à gestante o direito a acompanhante durante todo o período de trabalho de parto, parto e pós-parto.
Após o parto é também de vital importância a participação do pai nos cuidados com o bebé, que poderá ajudar na troca da fralda, na hora do banho, etc.

Não basta ser pai, tem que participar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tentando engravidar

Depois de vários meses sem postar nada por aqui, resolvi voltar a ativa. Tenho trabalhado bastante e tido pouco tempo pro blog, mas como sem...