O ideal é que a primeira consulta seja feita entre o 7° e o 10° dia de vida do bebê, então se possível marque essa consulta logo que sair da maternidade.
Antes de examinar o novo paciente, parte da consulta é reservada a um longo bate-papo com os pais, o qual tem o objetivo de orientar e esclarecer dúvidas. Essa troca de informações é uma oportunidade para o médico tomar conhecimento da vida da família, como hábitos e histórico de doenças, colhendo dados importantes para avaliar o bebê. Por isso, ainda que seja trabalhoso conciliar as agendas, os pediatras aconselham que o pai também esteja presente na consulta. Convém anotar as dúvidas na agenda, preparar essa lista garante que você volte para casa com todas as perguntas respondidas, não se acanhe, faça quantas perguntas forem necessárias para sair do consultório se sentindo segura, assim não fica a mercê de crendices populares (o pediatra do meu primeiro filho adorava desmistificar essas coisas, rs).
O bebê será pesado e medido, também serão feitos alguns exames no bebê, sendo necessário que sua roupa seja retirada, não se preocupe, ele pode reclamar por sentir frio mas nada será dolorido para ele.
Alguns exames feitos no bebê:
- Manobra de Ortolani
Flexionando as perninhas e torcendo o quadril do bebê, o médico verifica as articulações. Assim, percebe malformações, como as luxações congênitas.
- Cabeça
O pediatra toca levemente as partes superior e inferior da cabeça do bebê para examinar as fontanelas, mais conhecidas como moleiras. O exame é complementado com a medida do perímetro do crânio, que é importante para checar alterações causadas por hidrocefalia.
- Preensões palmar e plantar
Involuntariamente, o bebê agarra o dedo da mãe com força. O reflexo acontece também nos pés. Ambos desaparecem, respectivamente, no terceiro e no oitavo mês.
- Batimentos cardíacos
Com o estetoscópio, o pediatra escuta o coraçãozinho do recém-nascido, que você provavelmente já ouviu durante o pré-natal. Ele bate num ritmo acelerado, de 120 a 160 batidas por minuto. Com o mesmo aparelho, o médico ouve também a respiração do bebê para checar os pulmões.
- Marcha reflexa
De pé, com apoio nas axilas, o bebê ergue uma perna como se estivesse marchando. As mães adoram. Mas não se devem iludir, é puro reflexo e some por volta do primeiro mês.
- Reflexo de Moro
O bebê joga a cabeça para trás, estica as pernas, abre e fecha os braços. Em geral, isso acontece quando ele se assusta.
O que levar?
- Cartão de alta da maternidade
- Exames realizados na maternidade
- Carteira de vacinação
- Fralda de tecido
- 2 trocas de roupa
- 3 fraldas para troca
- Creme para assaduras
- Lenço umedecido ou água morna e algodão (á sua preferência)
Então é isso meninas, lembrem-se, essas visita serão mensais até os 12 meses, para acompanhar o desenvolvimento do bebê.
(Caso tenham alguma dúvida ou queiram partilhar alguma experiência é só comentarem que responderei.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário