sábado, 10 de agosto de 2013

Cesárea e pós parto

Bom, apesar de super apoiar o parto natural, eu só posso falar daquilo que vivi não é mesmo?! E no meu caso são duas cesarianas.

Eu tenho muito medo do desconhecido e não sabia ao certo como seria na primeira, acabei ficando muito nervosa e a pressão aumentava bastante, cheguei a vomitar na hora do parto e achava que iria morrer (a louca, kkk), então pras mamães que vão ter pato cesáreo eu vou tentar contar como é, quanto mais souberem mais tranquilas ficarão.
(Seja cesárea eletiva ou de emergência - é bom se preparar no final na gestação para qualquer imprevisto, mesmo que tenha escolhido o parto normal)

Quais são os preparativos para uma cesariana?

Geralmente, quando a cesariana já está marcada, os médicos recomendam que não se coma nada cinco horas antes do parto. É bom confirmar isso com o obstetra com antecedência e perguntar também sobre beber água ou outros líquidos. 

Uma vez no hospital, sua roupa é trocada por um avental hospitalar, e os pelos da região onde é feito o corte da cesárea são raspados - aconselho que já estejam totalmente depiladas, peça ajuda ao seu marido se necessário, é melhor do que as enfermeiras.
Você tem que tirar anéis, brincos, pulseiras e até piercings (de qualquer parte do corpo). Você não pode estar excessivamente maquiada e nem com esmalte escuro na mão - nas duas fiz francesinha com esmalte renda bem claro -, para que sua pele possa ser monitorada durante a operação. 

Outra coisa que tem que tirar é lentes de contato e óculos - no caso dos óculos, peça para o seu parceiro ou acompanhante segurá-los, assim você pode colocar de volta depois para ver o bebê. 

Lembrando que é direito da grávida ter um acompanhante na hora do parto, a menos que exista alguma emergência médica que impeça a presença de uma pessoa indicada (homem ou mulher).

Como é uma cesariana?

Na maioria das cesarianas é realizada uma anestesia peridural ou raquidiana, ou ainda uma combinada, para que a mãe possa permanecer acordada e acompanhar a chegada do bebê. Não é um bicho de sete cabeças, não dói mais do que uma injeção, só que nas costas. Procure respeitar a posição que o anestesista pedir para que facilite, se mudar de posição ele pode ter que aplicar mais vezes caso não pegue de primeira.


Além da anestesia, são colocados uma sonda para urina - normalmente colocada após a anestesia, assim não sentirá o incômodo - e soro intravenoso (para administração de soro ou remédios, se necessário). A frequência cardíaca da mãe é acompanhada por um monitor, e a área abaixo dos seios é isolada por um protetor (um pano) durante a cirurgia.


A mesa é muito fina, existe um apoio para seus braços ficarem estendidos, caso queria acariciar seu bebê quando ele nascer peça para o anestesista não amarrar seus braços - na minha primeira fizeram isso, na segunda pedi pra ficar livre.

Uma vez que a anestesia esteja pronta, o obstetra faz um pequeno corte horizontal na pele acima do osso púbico da mãe, um pouquinho embaixo da "linha do biquíni", e, em seguida, um outro na parte inferior do útero. Várias camadas de tecido e músculo são abertas para se chegar até o útero. O corte no útero mesmo geralmente é bem pequeno. 


(No meu caso, na primeira a pressão subiu muito e na segunda baixou bastante, então tive enjoos fortes e na segunda pedi para a anestesista medicar algo intravenoso e parou na hora - porque na primeira cesárea eu até vomitei na hora do parto.)

O bebê é então retirado. Tudo isso em poucos minutos. Você pode se surpreender com o estica-e-puxa para tirar o bebê - não dói, mas é uma sensação no mínimo diferente. E não é incomum o anestesista ou algum enfermeiro ajudarem empurrando o bebê por cima da barriga. Não se assuste. 

Um pediatra vai rapidamente avaliar o recém-nascido, que será então mostrado a você. Se estiver tudo bem, o papai pode segurar a criança enquanto a placenta também é retirada e os pontos são dados em cada uma das camadas de músculo e pele, o que leva cerca de 30 minutos (demora mais tempo para fechar do que abrir para a cirurgia). 
Foto do meu último parto!

Pulseiras de identificação serão colocadas no bebê ainda na sala de parto, e você e seu parceiro poderão conferi-las. 

O que acontece depois da cesariana?

Quando a cesárea termina, a mãe é transferida para uma sala de recuperação, enquanto o bebê vai para o berçário, onde será identificado e colocado em uma incubadora ou berço aquecido por algumas horas. 

Muitas mulheres sentem muito frio nessa hora devido à queda de temperatura do corpo durante a operação. Isso porque a anestesia afeta a capacidade do organismo de regular a temperatura, e também porque as salas de operação são mantidas mais frias. A tremedeira pode deixar você nervosa, mas tente se lembrar que não é nada fora do normal e que passa em cerca de meia hora. 

Depois, uma enfermeira trará seu filho até você e a ajudará a amamentar. Às vezes é mais confortável ficar deitada de lado e colocá-lo assim também, cara a cara com você. 

Após uma cesariana, costuma levar algum tempo para as mulheres encontrarem posições confortáveis para a amamentação, mas vale a pena insistir, já que só tende a melhorar.

É necessário que fique em torno de 6 á 10hrs pós parto sem levantar a cabeça. Normalmente as enfermeiras vão sentando a maca aos poucos antes de você se levantar a primeira vez, para não dar tonturas. Então tomará seu primeiro banho - muito rápido diga-se de passagem - com a ajuda da enfermeira.

Para evitar gases o ideal é que você ande pelos corredores do hospital sempre que puder.
No hospital você receberá todos os analgésicos indicados pelo obstetra, normalmente não se sente dor no corte, mas é necessário tomar o máximo de cuidado. Como experiência pessoal eu digo, minha primeira cesárea foi muito tranquila, eu não sentia dor alguma e com 10 dias já estava pegando ônibus com ele pra primeira consulta ao pediatra (o pai não pôde me acompanhar e eu estava tão bem. Já a segunda demorou mais o tempo de recuperação eu eu sentia dores sempre que forçava o abdômen para sentar ou me levantar principalmente, mas com 15 dias eu andava normalmente também.

O médico irá te visitar para receitar os remédios e verificar a cicatrização. Os pontos serão retirados aproximadamente 10 dias depois - hoje em dia usam uma técnica onde há apenas um ponto em cada extremidade da cicatriz, não dói nada para retirar e esteticamente fica muito bonito, quase imperceptível com o tempo.


CUIDADOS COM A MÃE
O período pós parto (puérpero)

Tem início após o nascimento do bebê, com a saída da placenta dando origem ao fluxo sanguíneo que é chamado loquiação. Ela muda ao longo desse período: nos primeiros dias, a loquiação tem um aspecto vermelho vivo; á partir do quinto dia, acastanhado; após o décimo dia apresenta aspecto avermelhado e, posteriormente, passa a ser um corrimento. Depois do parto, o útero se contrai para voltar ao tamanho original. Nesta fase, você poderá sentir algumas cólicas ao amamentar - já que a amamentação contrai o útero.

Chegando em casa
O período pós parto é uma fase de transformação. Em função disso é normal que você se sinta um pouco insegura, principalmente no momento de voltar pra casa. É importante que confie em si, pois não existe ninguém melhor para cuidar do seu bebê. Para tornar essa tarefa mais fácil você pode tomar alguns cuidados.

Dicas gerais

  • Respeite os horários do bebê e aproveite para descansar nos momentos em que ele estiver dormindo.
  • Se possível, providencie um auxílio para as atividades domésticas.
  • Procure manter um ambiente tranquilo.
  • Evite visitas em excesso.

Alimentação
Não há nenhuma restrição alimentar. Porém evite consumir alimentos muito condimentados. Procure hidratar-se bebendo muitos líquidos e não abuse dos doces.

Conforto
Crie um ambiente confortável para você e para o bebê, principalmente no momento da amamentação.

Medicamentos
Utilize medicamentos somente quando prescritos por seu médico.

Exercícios físicos
Não são recomendados exercícios físicos por aproximadamente quatro semanas. Mesmo sendo importantes para a sua saúde e bem-estar, eles devem ser feitos apenas após a liberação do médico e com o acompanhamento especializado.

Alterações de pele, cabelos e unhas
Algumas mães podem apresentar pele seca, queda acentuada de cabelos e unhas quebradiças em função das mudanças hormonais. Isso pode acontecer sem outras repercussões, mas, em caso de dúvidas, consulte um dermatologista,

É isso meninas, qualquer dúvida é só perguntarem e responderei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tentando engravidar

Depois de vários meses sem postar nada por aqui, resolvi voltar a ativa. Tenho trabalhado bastante e tido pouco tempo pro blog, mas como sem...