(É LONGO, MAS QUERIA DETALHAR TUDO...)
Bom meninas, resolvi postar meu relato de parto porque na minha gestação eu gostava de ler muitos, me ajudaram bastante. Quando lia os outros ficava imaginando como seria o meu, contando da expectativa do PN, da dor, da emoção... Antes de engravidar novamente eu queria um parto humanizado porque achei que a cesárea do meu filho mais velho me tirou toda emoção de ter um filho, passei muito mal e vi meu filho por menos de um minuto antes que o levassem pro berçário e só depois de 12 horas me trouxeram ele. Escolhi o São Luiz por que o pai dá o primeiro banho, porque a mãe não demora pra ir pro quarto, porque o bebê fica no colo do pai enquanto terminam a cirurgia e porque não demora muito pra subir pro quarto com a mãe... Enfim, tudo pra minimizar o sentimento de separação que tive da primeira. Mas infelizmente não pude aguardar o PN devido ao polidrâmnio sem causa aparente que descobri com 34 semanas. (Resumindo motivo: com o excesso do líquido a barriga fica imensamente maior, causando mais desconfortos, ás vezes pressionando os órgãos maternos, podendo causar ruptura da bolsa prematuramente, descolamento de placenta e pós parto tem o risco de hemorragia uterina considerando que o útero se estende muito mais, entre outros...)
Esperei até 39 semanas, tinha contrações constantes, dores e cólicas mas nada de dilatação, minha ultima tentativa seria descolamento de membranas e na ultima consulta pré parto ao tentar o médico viu que meu colo estava muito grosso, fechadíssimo ainda e o bebê nas alturas aí ele me explicou que o Lucas tinha uma “piscina particular” o que estava impedindo sua cabeça de descer e encaixar, que não pressionava as coisas e por isso talvez eu não entrasse em tp mesmo, então tomei a decisão de marcar a cesárea logo, porque apesar de querer muito meu pn sabia que quanto mais esperasse mais riscos teria para mim e para ele que é um bebê grande também. Enfim, marcamos para domingo dia 17/03 que também era meu aniversário ás 10:00.
Parto:
Fomos eu, meu marido, meu filho mais velho, minha mãe e um casal de amigos. Chegamos no São Luiz Itaim ás 8:30 e como era um dia tranquilo meu médico não agendou, então abriram primeiro uma ficha no PS e eu entrei com minha mãe, lá só acompanharam com cardiotoco, mediram a pressão e ligaram pro médico pra confirmar o horário da cesárea, meu marido ficou na recepção cuidando da papelada da internação e meu filho mais velho com o casal de amigos cuidando da filmagem do parto com a Publivídeo. Foi tudo tão rápido que quando me dei conta era 9:45 e a enfermeira me deu a roupinha sexy , me colocou na cadeira de rodas e ficamos aguardando a finalização dos papéis pra subir ao CC. Eu fiquei postando as coisas no face pelo celular, controlando a ansiedade e esperando a senha pros meus amigos verem o parto pela internet.
Quando deram o Ok a enfermeira saiu me guiando, nem cheguei a ver meu marido e tive que implorar pra ela parar no corredor e eu poder dar um beijo no Luan (meu filho mais velho de 5 anos) antes da cirurgia. Minha mãe foi me seguindo até a porta do CC e me deu um beijo com lágrimas nos olhos dizendo que daria tudo certo, ali me passaram a senha e entreguei meu celular pra minha mãe pedindo pra ela enviar as mensagens pro pessoal (o que não ocorreu porque ela ficou ali na porta do CC nervosa e nem foi pra sala de espera na frente do berçário, sobrou pros meus amigos cuidarem do meu filho e levarem minhas malas pro quarto porque meu marido teve que subir correndo pra se arrumar pra assistir o parto a tempo). Chegando lá a anestesista foi um amor, logo me aplicou a raqui e nem doeu, a enfermeira foi colocando a sonda e meu médico chegou, pedi que tudo fosse o mais humanizado possível e que queria ver o Lucas sujinho ainda, que ele ficasse no colo do meu esposo enquanto eu estivesse lá e se possível mamasse assim que nascesse, concordaram se desse tudo certo. Aprontaram tudo e chamaram meu marido, a moça da filmagem chegou e começaram a gravar, logo fiquei nervosa e a pressão caiu, comecei a passar mal e a anestesista disse que estava ali pra me fazer bem e aplicou medicação, melhorei em segundos e tudo ficou normal. Senti eles cortando mas sem dor claro, vi até a fumacinha subindo mas me mantive tranquila, na hora que chegou na bolsa ela literalmente explodiu água pelos ares e sujou os médicos todos, foi uma descontração só né, meu médico disse que devo um sapato novo pra ele! Rs
Vi a quantidade de líquido que tinha saindo pelo dreno e logo senti a pressão pra tirarem o Lucas, a anestesista ajudou empurrando também e de repente eu senti que ele saiu, meu marido disse com o rosto radiante: “amor ele é lindo, enorme!”
Chorei na hora e senti a emoção que não tinha sentido quando o Luan nasceu, mas então percebi que o Lucas não chorou e ninguém disse mais nada, nem me mostraram ele como pedi então falei pro maridão ir ver ele, ouvi meu bebê engasgado e as pessoas falando e pegando coisas, entubando ele e num tempo que me pareceu uma eternidade ele chorou, mas engasgava muito... e eu chorando, não mais de emoção mas de preocupação.
Então meu marido veio e me disse pra ficar tranquila que ele estava bem, a pediatra chegou ao meu lado e disse: “mãe seu filho aspirou um pouco do líquido, mas está bem agora só que teremos que coloca-lo no oxigênio pra respirar melhor porque ele ainda não respira bem sozinho. Nasceu ás 10:46 com 51cm e 4.030kg, Parabéns!” Eu pedi pra ver ele antes de ir e deixaram rapidinho, naquele momento eu o acariciei e tentei dizer como o amava, foram os poucos minutos que foram gravados.
Levaram meu bebê e entregaram o sling do papai segurar o bebê dobradinho com a marca dos pezinhos dele, eu chorei muito depois disso porque novamente me tiraram meu filho de mim e eu não pude amamenta-lo nem passar os primeiros minutos de vida com ele, mas não me entreguei a esse pensamento e no final deu tudo certo, em menos de duas horas eu estava indo pro quarto e ao chegar lá estavam todos felizes me parabenizando, meu filho mais velho veio com um sorrisão me beijar e disse que tinha visto o irmão no berçário e eu comecei a chorar de tristeza por ser a última a ver meu filho, queria ele logo comigo e me mostraram as fotos dele pra me deixar mais calma.
Em poucos minutos me deixaram só com meu marido pra descansar mas eu não conseguia, não dormi nem quis comer direito até que estivesse com ele, não me sentia mãe por causa dessa ausência e depois de 7 horas enfim trouxeram o Lucas e eu o beijei muito, abracei e logo o coloquei no peito. Ele pegou de primeira e ali estabelecemos um laço indescritível.
Sou mãe de segunda viagem, mas posso dizer que o sentimento é o mesmo, é único, você não se acostuma com isso, é um sentimento indescritível mesmo que seja o 10 filho, eu entendi isso agora. O Lucas trouxe minha alegria de viver que eu tinha perdido com os problemas que enfrentei nos últimos meses, um renovo sabe, parece que veio pra preencher o que faltava em mim e não tenho palavras pra descrever como estou feliz hoje.
Não tive, nem tenho intenção de assustar ninguém, nem fazer da cesárea um monstro e querer mudar a escolha de alguma mamãe aqui. Falo do que eu senti infelizmente em minhas duas cesáreas, mas não vou lamentar nada, aconteceu como tinha que acontecer e o importante é que tenho dois filhos lindos e saudáveis ao meu lado e não tive problemas decorrentes do polidrâmnio (a não ser as estrias da barriga imensa, kkkk) e digo, independente da sua escolha, do seu desejo as coisas não são como queremos sempre e o importante é termos nossos bebês conosco em segurança!
Sou uma mãe que como a maioria, vive cheia de neuroses sobre esse complexo mundo da maternidade, então pensei: porque não compartilhar tudo que fico matutando? Vou postar tudo que descobri/vivi na gestação e também o dia a dia de novidades, dúvidas e felicidades que tenho ao lado dos meus filhos Luan e Lucas!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Tentando engravidar
Depois de vários meses sem postar nada por aqui, resolvi voltar a ativa. Tenho trabalhado bastante e tido pouco tempo pro blog, mas como sem...
-
Vamos falar um pouco de nós nesse período pós parto. Uma coisa que me deixava doente era alguém perguntar se tinha mais um na barriga (minha...
-
Bom, apesar de super apoiar o parto natural, eu só posso falar daquilo que vivi não é mesmo?! E no meu caso são duas cesarianas. Eu tenho ...
-
Esse texto é para as mamães de primeira viagem que terão muitas dúvidas de como cuidar do bebê, algumas se sentem incapazes de fazer isso so...
Olá quantas semanas estava e qual foi o valor do teu ILA? Estou com 35semanas e 25 ila com a síndrome polidramnia sem causa aparente..
ResponderExcluirOlá quantas semanas estava e qual foi o valor do teu ILA? Estou com 35semanas e 25 ila com a síndrome polidramnia sem causa aparente..
ResponderExcluir