Sou uma mãe que como a maioria, vive cheia de neuroses sobre esse complexo mundo da maternidade, então pensei: porque não compartilhar tudo que fico matutando? Vou postar tudo que descobri/vivi na gestação e também o dia a dia de novidades, dúvidas e felicidades que tenho ao lado dos meus filhos Luan e Lucas!
sábado, 10 de agosto de 2013
12 regras de etiqueta ao visitar o recém-nascido
A chegada de um recém-nascido costuma ser motivo de muitas visitas logo nos seus primeiros dias de vida. Todos querem dar as boas-vindas ao pequeno e comemorar junto com os pais esse momento de felicidade. Porém, certas regras são necessárias para a saúde e o bem estar do bebê, e para a mãe que também passa por um período de readaptação após o parto. Então aqui vão algumas regras de etiqueta para que você possa fazer essa visita de forma agradável a todos:
1. Evite passar perfumes e loções com cheiro forte antes de visitar o bebê. Alergias são desenvolvidas a partir do primeiro contato, seja inalado, ingerido ou simplesmente tocado.
2. Prepare-se para chegar no hospital e ter que esperar a mamãe sair do banho, esperar acabar a visita médica, ou amamentar o bebê. Vá sem pressa e sem compromissos em seguida. Você pode inclusive chegar e não encontrar o bebê no quarto. Paciência. Exames e banho fazem parte da rotina do bebê no hospital. Se não for demorar você pode esperar, ou vá no vidro do berçário dar uma espiadinha.
3. Lave as mãos ou passe álcool-gel assim que entrar no quarto, independente de pegar o bebê ou não, pois sempre rola um carinho na cabeça ou mãozinha.
4. Não peça para pegar o bebê; deixe que a família ofereça se se sentir a vontade.
5. Não espere chegar no quarto e achar o bebê acordado. Se estiver, ótimo, mas saiba que eles dormem a maior parte do tempo. Não, você não vai ficar lá esperando ele acordar.
6. Se for pegar o bebê, retire (ou já vá sem) colares, pulseiras, relógios e anéis volumosos. Você não vai querer deixar o bebê com a pele irritada né?
7. A visita na maternidade não deve durar mais do que 15 ou no máximo 30 minutos, a não ser que você tenha MUITA intimidade e a mãe do bebê dê liberdade para tal.
8. Na hora em que a mamãe foi amamentar o bebê, saia do quarto e deixe que “eles se entendam” naquele momento só deles, a não ser que a mamãe esteja a vontade e peça para ficar ou se você puder ajudar. A amamentação é um processo em que a mamãe e o bebê tem que se adaptar e nem sempre é fácil; eles precisam de um ambiente silencioso e tranquilo.
9. Se quiser combinar de ir com uma amiga fazer a visita, ok, mas não vá acompanhada de crianças se não puder “controlá-las” e nem chegue com uma turma de 3, 4 pessoas ou mais.
10. Não peça mais lembrancinhas para levar para quem não estava lá. Elas são um mimo para quem se deu ao trabalho e fez a gentileza de visitar a mamãe e o bebê.
11. Evite fazer visita nas primeiras 12 horas após uma cesariana. A mamãe pode estar sonolenta por causa dos sedativos e anestesia, usando sonda e assim não pode levantar da cama e não pode ficar conversando para não ter gases.
12. Pergunte se pode, antes de, tirar fotos do bebê, e NUNCA use o flash. Pergunte também se ela pode ser publicada ou não. Alguns pais não gostam de exposição.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Tentando engravidar
Depois de vários meses sem postar nada por aqui, resolvi voltar a ativa. Tenho trabalhado bastante e tido pouco tempo pro blog, mas como sem...
-
Vamos falar um pouco de nós nesse período pós parto. Uma coisa que me deixava doente era alguém perguntar se tinha mais um na barriga (minha...
-
Bom, apesar de super apoiar o parto natural, eu só posso falar daquilo que vivi não é mesmo?! E no meu caso são duas cesarianas. Eu tenho ...
-
Esse texto é para as mamães de primeira viagem que terão muitas dúvidas de como cuidar do bebê, algumas se sentem incapazes de fazer isso so...
Nenhum comentário:
Postar um comentário