sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Bebê grande e parto normal


Recentemente vimos a notícia do último dia 6, de um bebê nascido de parto normal na Espanha pesando 6.020kg, o que me fez relembrar meus medos nessa última gestação: bebê grande é indicação de cesariana? Não, claro que não! Meus filhos nasceram grandes e gordos, e na gestação do Lucas me preocupei que isso pudesse atrapalhar meu PN (parto normal), abri um fórum e me impressionei com vários relatos de bebês nascidos naturalmente com 4.500kg e 4.800kg. Infelizmente não tive o parto que queria, o Lucas nasceu com 4.030kg mas tenho certeza que não teria atrapalhado em nada.
Leio muitos relatos de parto, e em muitos casos as mães passaram mais de 24hrs em TP (trabalho de parto) e o bebê nasceu com 2.600kg. Isso só me faz concluir que o TP é trabalhoso para todas as mães, independente do tamanho do bebê ou o peso, afinal bebês prematuros de 1 quilo não escorregam como quiabo e os de 4 quilos não ficam entalados não é mesmo?!

Nesse caso só há uma indicação, os bebês macrossômicos, ou seja, nascidos com mais de quatro quilos, são "bastante passivos" e é mais difícil acordá-los e alimentá-los, portanto é necessário um acompanhamento nesses primeiros dias para que o bebê não perca muito peso, o normal nos primeiros 3 dias é de até 10% de seu peso total ao nascimento.

Curiosidade: Além do bebê Espanhol, no mês passado também nasceu um bebê pesando 6 quilos e já é considerado o maior bebê nascido na Alemanha, ambos nasceram de PARTO NORMAL. Diferente de outros bebês “gigantes” que nasceram de cesariana:  no final do ano passado uma mulher chinesa deu à luz um bebê de 7.004kg, que pode bater o recorde de maior criança já nascida no país. O maior bebê já nascido no mundo, de acordo com o Guinness Book, tinha 10 quilos e oitocentos gramas. Mas morreu horas após o parto, em 1879, nos Estados Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Tentando engravidar

Depois de vários meses sem postar nada por aqui, resolvi voltar a ativa. Tenho trabalhado bastante e tido pouco tempo pro blog, mas como sem...