Meu primeiro filho dormia muito bem, em torno de 23 hrs e só acordava ás 7 da manhã para mamar, depois dormia até ás 11 hrs. Mas como um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, com o Lucas foi o caos! Ele dormia só 4 da madruga, e acordava de 2 em 2 hrs pra mamar, resultado: eu estava ficando louca, tive crises terríveis de choro, e como meu marido já fazia tudo na casa não podia contar com ele pra revesar comigo né.
Enfim, isso durou dois meses, no terceiro ele dormia por mais tempo (umas 8 hrs por noite) mas só depois das 3 da manhã, e eu comecei a entrar em desespero já que um dia teria que voltar a trabalhar. Então por um milagre divino, no quarto mês fomos viajar pra casa de uns parentes no Rio de Janeiro e tivemos que nos adequar ao horário deles, então um dia o deixei no cantinho onde iria dormir e apagamos a luz, ele dormiu ás 22:00 e só acordou ás 9:00 do dia seguinte, e assim é até hoje, tem dias que ele dorme 12 hrs seguidas.
Calma, tem jeito
É importante saber que até os 3 meses é inevitável que seu filho acorde a noite para mamadas ou trocas (tem bebê que fica incomodado por estar com a fralda suja, os meus nunca precisaram de trocas noturnas), portanto não crie expectativas irreais quanto a isso.
Mas é importante desde já saber o que fazer para melhorar a qualidade do sono do bebê como:
- Criar uma rotina
Tudo fica mais fácil de for sequencial, nosso cérebro tende a se acostumar com eventos cotidianos, assim também são com os bebês. Se você estipular uma rotina, ele vai saber o que vem depois, e assim entender quando é hora de dormir. Aqui em comecei pelo banho, já que sempre amamentei a livre demanda. Em torno de 20 hrs eu dou um banho relaxante, o troco conversando com ele, dou de mamar e deito no quarto com ele, então ele sabe que é hora de dormir (claro que antes dos 3 meses não funcionava, mas fazia mesmo assim)
- Diferenciar dia de noite
Como ele trocou o dia pela noite, e eu é que sofri com essa história toda, tendo mais um pra cuidar também. Então aprendi que por mais cansada que estivesse, era necessário mostrar pra ele que o dia é para ficar acordado e a noite para dormir. Eu deixava a casa mais clara, abrindo janelas e portas e brincando mais com ele (quando acordado), fazendo mais barulhos, ouvindo TV mais alto... enfim, e de noite entrava a rotina do sono, onde os volumes abaixam, os movimentos também, e a ida para o quarto, deixando tudo escuro nos ajudou muito nesse processo.
- Respeite o tempo de sono dele
Sabe aquela história de que se você o deixar cansado ele vai dormir cedo? Então, é balela. Pelo contrário, eles ficam mais irritados se estiverem com sono e ao invés de ajudar você estará atrapalhando o sono do seu bebê. Saiba respeitar suas sonecas e o tempo que ele precisa para descansar, afinal não bastarão 8 hrs por dia como nós.
Idade Durante a noite Durante o dia Total
1 mês 8h 30min 7h (3 sonecas) 15h 30min
3 meses 10h 5h (3 sonecas) 15h
6 meses 11h 3h 45min (2 sonecas) 14h 45min
9 meses 11h 3h (2 sonecas) 14h
12 meses 11h 15min 2h 30min (2 sonecas) 13h 15min
18 meses 11h 15min 2h 15min (1 soneca) 13h 30min
2 anos 11h 2h (1 soneca) 13h
3 anos 10h 30min 1h 30min (1 soneca) 12h
Percebi que esperava demais dele, pra não ficar entediada eu deixava a TV ligada, e ele acabava assistindo comigo. Um dia estava cansada e coloquei ele no berço, apaguei tudo e fui dormir. E pasmem! Essa foi a primeira noite que ele dormiu cedo (23:00), e sozinho aqui em casa. Desde então, ele mudou seu ritmo de sono, e eu sempre o deixo dormir no berço sozinho, mesmo que queria fazer um chamego sei que é importante ele aprender a dormir sem meu peito, sem meu embalo, assim se acordar de madrugada ele pega no sono novamente sem minha intervenção.
Bom é isso, espero ter ajudado um pouco. Juro que vou arrumar tempo para pesquisar mais e postar coisas legais para vocês, e se tiverem alguma dúvida podem escrever no comentário, se não quiser eu não publico (depende da minha aprovação para ser publicado).
Nenhum comentário:
Postar um comentário